Manual do cPanel
O cPanel é o painel de controle para administração do seu domínio. Através dele, é possível criar e remover contas de email, redirecionamentos de email, bloquear e desbloquear emails (remetentes), criar filtros anti-SPAM, alterar sua senha, verificar o tráfego e espaço utilizados, gerenciar seus bancos de dados (MySQL), verificar seus emails (webmail), criar subdomínios, proteger diretórios (senha), agendar taregas programadas (cron), instalar scripts pré-configurados, verificar a situação (status) do servidor dentre outras funções (todas documentadas abaixo).
Gerenciador de Emails: Crie, remova e gerencie suas contas de email através dessa opção. Altere o endereço pega-tudo do seu domínio (conta de email que recebe todos as mensagens enviadas para o seu domínio que não tenham um destinatário válido no servidor). Modifique as regras do filtro anti-SPAM (impeça que “lixo eletrônico” seja entregue em sua caixa postal, habilite o SpamAssassin no seu domínio). Webmail: Acesse seus emails de qualquer lugar que você esteja (sem a necessidade de configurar o computador utilizado). Disponibilizamos dois programas de webmail: Neomail (POP3) e Horde (IMAP).
Mudar a Senha: Altere a senha do seu domínio. Para sua segurança, nosso servidor está programado para não aceitar senhas consideradas de fácil dedução (com muita repetição de letras ou números). Sempre utilize senhas com letras e números (exemplo: j6F3br0az7HG – letras maiúsculas e minúsculas são diferentes para o servidor).
Domínios Parkeados: Estacione um domínio no seu servidor. Essa opção permite que você aponte um outro domínio para a sua conta (o nosso servidor passa a ter autoridade sobre o domínio). Essa opção somente deverá ser utilizado por usuários que tenham total conhecimento do seu funcionamento pois poderá comprometer o funcionamento do seu domínio.
Domínios Adicionais: Hospede um domínio em sua conta (os recursos da sua conta – espaço e tráfego – serão compartilhados com esse outro domínio). Essa opção somente deverá ser utilizado por usuários que tenham total conhecimento do seu funcionamento pois poderá comprometer o funcionamento do seu domínio.
Gerenciador de FTP: Crie, remova e gerencie os usuários de FTP do seu domínio e subdomínios. Essa opção somente deverá ser utilizado por usuários que tenham total conhecimento do seu funcionamento pois poderá comprometer o funcionamento do seu domínio.
Gerenciador de Arquivos: Utilize nosso gerenciador de arquivos para enviar, remover e gerenciar arquivos no seu diretório no servidor de FTP (sem a necessidade de instalação de um programa de FTP).
Backup (Cópia de Segurança): Receba o backup dos seus arquivos. Aconselhamos a utilizar essa opção, pelo menos, uma vez por semana.
Proteção por Senha: Protega o acesso, via navegador, a determinados diretórios do seu site. Permite que você defina usuários que terão acesso ao mesmo.
Páginas de Erro: Configure as páginas de erro apresentadas pelo nosso servidor para o seu domínio. Permite a configuração das páginas para os erros mais comuns: 400, 401, 403, 404 e 500.
Subdomínios: Crie, remova e gerencie os subdomínios existentes no seu domínio.
Banco de Dados: Permite que você crie banco de dados MySQL para utilização do seu domínio. Você terá uma ferramenta de administração remota (phpMyAdmin) do seu banco de dados.
SSH / Telnet: Terminal para que você possa gerenciar o seu domínio atravês de uma conexão remota (SSH). Por padrão, esse tipo de conexão não está disponível em nossos planos (entre em contato com o suporte em caso de dúvidas).
Redirecionamentos: Redirecione os acessos do seu site (ou de determinado diretório) para outro endereço.
Extensões do FrontPage: Instale as extensões do FrontPage em seu domínio. Após a instalação, é possível que você gerencie o seu domínio a partir do FrontPage (programa de criação de sites da Microsoft).
Registro de Acessos: Veja o LOG de acesso do seu site. Verifique qual a origem dos últimos acessos ao mesmo.
Estatísticas Web / FTP: Veja relatórios completos sobre o acesso ao seu site. Você terá dados estatísticos de três programas diferentes: Webalizer, Analog e Awstats. Após a análise desses dados, você terá condições de tomar decisões estratégicas para o sucesso do seu site.
Estatísticas Subdomínio: Veja relatórios completos sobre o acesso aos subdomínios do seu site.
Registro de Erros: Veja a lista dos últimos erros de acesso ao seu site.
Listar em Sistemas de Busca: Ferramenta para inclusão do seu site em alguns sistemas de buscas. Novos sistemas serão adicionados a essa ferramenta sempre que possível.
Fórum / BBS: Instale, de forma automatizada, um sistema de fórum em seu site. Caso você não vá utilizá-lo, não aconselhamos que você faça a sua instalação pois consome muitos recursos do seu plano de hospedagem.
Central de CGI: Central contendo diversos scripts que poderão facilitar o gerenciamento do seu domínio, tais como: processador de formulário, relógio digital, contador de acessos, banner randômico, dentre outros.
Lojas Virtuais: Esse script automatiza o seu site, tornando-o um verdadeiro shopping virtual. O sistema funciona como “cesta de compras”, onde o usuário vai selecionando os produtos e colocando na cesta antes de passar no caixa (fechar o seu pedido).
Tarefas Agendadas: Permite que você programe o servidor para executar tarefas em determinados dias e horários. Essa opção somente deverá ser utilizado por usuários que tenham total conhecimento do seu funcionamento pois poderá comprometer o funcionamento do seu domínio.