IMAP ou POP3?


Diferenças entre IMAP e POP3

Hospedagem com IMAP

Oferecemos em todos os planos de Hospedagem o recurso IMAP nas contas de e-mail.

Atualmente, no Brasil a maioria das Web-Host não disponibilizam o protocolo IMAP.

POP ou IMAP?

Veja as vantagens de cada protocolo e faça sua escolha:

POP – Post Office Protocol, é o protocolo mais conhecido e divulgado na internet. O programa de email (ex: Outlook, Netscape Messenger e Eudora) conecta ao servidor utilizando protocolo POP e baixa as mensagens para o computador do usuário, em seguida apaga as mensagem do servidor. Não foi projetado para manter as mensagens do servidor, pode ser visto como um mailbox que armazena temporariamente as mensagem até que o usuário receba e apague. O protocolo POP não tem por objetivo permitir manipulação de mensagens no servidor. A intenção é permitir que as mensagens sejam entregues e então excluídas do mailbox.

A vantagem do POP é que o mailbox fica sempre limpo, por isto pode ser mais útil para Mailbox de tamanho espaço pequeno. Para acesso discado é recomendável a utilização de POP.

IMAP – Internet Message Access Protocol, é um protocolo mais novo e com diversas vantagens. O programa de email (ex: Outlook, Netscape Messenger e Eudora) conecta ao servidor utilizando o protocolo IMAP e sincroniza o leitor de email com o servidor, assim as mensagens são lidas e continuam arquivadas no servidor, permitindo que o usuário acesse o Mailbox com todas as mensagens de vários computadores diferentes.

Através do protocolo IMAP é possível gerenciar múltiplas caixas postais, incluindo a facilidade de criar, editar, renomear e remover pastas diretamente no servidor.

Também é possível economizar tempo, baixando apenas cabeçalhos das mensagens, de maneira que possa escolher quais mensagens deseja ler mais tarde e quais deseja exibir na sua totalidade.

É possível acessar de diferentes lugares ao mailbox e com suas mensagens, pois as mensagens e pastas ficam armazenadas no servidor. Acesse mensagens remotas como se fossem locais.

A sincronização permite que várias pessoas utilizem um mailbox compartilhado. É útil quando vários atendentes são responsáveis por mensagens endereçadas para o mesmo Mailbox, por exemplo toda equipe financeira da sua empresa tem acesso ao mailbox financeiro@empresa.com.br onde constam todas as mensagens recebidas e respondidas de forma sincronizada e arquivadas no servidor.

Mesmo que o usuário formate a máquina, os emails não são perdidos, pois estão armazenados no servidor.

Dicas de IMAP

  1. IMAP Compartilhe o mesmo Mailbox com várias pessoas.O IMAP facilita o trabalho em grupo, com ele você pode criar uma caixa de email (MailBox) para todo departamento e configurar de modo que diversas pessoas de computadores diferentes possam manipular a mesma caixa de email ao mesmo tempo e de forma sincronizada.É útil quando vários atendentes são responsáveis por mensagens endereçadas para o mesmo Mailbox, por exemplo toda equipe financeira da sua empresa tem acesso ao e-mail financeiro@empresa.com.br onde constam todas as mensagens recebidas e respondidas de forma sincronizada e arquivadas no servidor.Para isto basta configurar o mesmo Mailbox, com as mesmas informações de acesso em vários computadores.
  2. Outlook: Usando IMAP Para mostrar e ocultar pastas.Estas informações são úteis apenas para o Outlook e foram retiradas do índice de Ajuda disponível no OutLook Express.Quando você sincroniza sua conta IMAP, será feito download de todas as mensagens em todas as suas pastas, a menos que você oculte algumas delas ou altere as suas configurações de sincronização, por exemplo, de Todas as mensagens para Somente cabeçalhos.Enquanto estiver on-line, clique em um servidor IMAP na lista Pastas. Suas pastas de mensagens serão exibidas na janela principal.Clique no botão Pastas IMAP.Na caixa de diálogo Mostrar/ocultar pastas IMAP, selecione uma pasta e clique em Ocultar para evitar que seja feito o download de seu conteúdo. Clique em Mostrar para exibir a pasta e fazer download de seu conteúdo.Somente as pastas exibidas serão descarregadas quando você sincronizar a conta.

    Você pode alterar as configurações da sincronização se desejar fazer download de títulos, de mensagens inteiras ou somente de novas mensagens. Para obter mais informações, consulte o “Tópico relacionado” sobre a especificação do que você deseja fazer download.

    Outlook: Especificar exatamente as pastas que você deseja fazer download.

    Estas informações são úteis apenas para o Outlook e foram retiradas do índice de Ajuda disponível no Outlook Express.

    Na lista de mensagens, selecione a mensagem.

    Na barra de ferramentas, clique no botão Excluir. Isto marca a mensagem que você deseja excluir.

    No menu Editar, clique em Limpar mensagens excluídas para remover os itens excluídos da pasta. Depois que uma mensagem é limpa, a exclusão não pode ser desfeita.

    Para restaurar uma mensagem que está marcada para exclusão em um servidor IMAP, clique no menu Editar e, em seguida, clique em Desfazer exclusão.

    Para limpar as mensagens excluídas automaticamente, no menu Ferramentas, clique em Opções. Na guia Manutenção, selecione Limpar mensagens excluídas ao sair de pastas IMAP.
    Você deve estar conectado para que as exclusões ocorram; se você não estiver conectado, as mensagens limpas serão excluídas na próxima vez em que você se conectar.

     

  3. Outlook & IMAP: Qual a importância de “Sincronizar Conta”?Estas informações são úteis apenas para o Outlook Express.Como no IMAP as mensagens são armazenadas nos servidores e não no computador do usuário. O recurso de sincronização permite ao usuário utilizar um programa leitor de e-mail (Outlook) em total sincronia com o webmail ou qualquer outro computador que acesse o mailbox.Estarão no Outlook as mesmas pastas e emails que estão no webmail.
  4. Outlook: Usando o IMAP para ver apenas os cabeçalhos, remova as mensagens sem fazer download.Estas informações são úteis apenas para o Outlook Express.O IMAP permite que sejam descarregados apenas os cabeçalhos dos e-mails, assim o usuário pode apagar mensagens indesejadas sem ler nem baixar, ou mesmo baixar apenas as mensagens que tem interesse em ler, mediante a leitura do remetente, destinatário e assunto.Para isto, com o Outlook aberto clique no menu “Ferramentas” > “Opções” > “Ler” e desmarque a opção “Fazer download de mensagens automático ao exibir no painel de visualização” e depois clique em “OK”.Assim você economiza tráfego e tem um serviço mais rápido