Perguntas e Respostas – FAC


FAQ

 O que é um domínio?
 O que é hospedagem de sites?
 O que são planos de revenda?
 O que são servidores dedicados?
 Qual o datacenter utilizado?
 Quantos domínios poderei hospedar em meu plano?
 Quais as formas de suporte oferecidas?
 O suporte funciona 24 horas por dia?
 O que é cPanel?
 O que é WebHost Manager?
 Qual o sistema operacional dos servidores?
 Como será a forma de pagamento do meu plano?
 Quanto tempo leva para meu acesso ser liberado?
 O que é DNS?
 Para que servem os servidores de DNS?
 Quando ocorrem as publicações DNS?

 O que é o protocolo IMAP?
 Como publicar meu site no google?

 O que é um domínio?

É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

 O que é hospedagem de sites?

Caso você tenha ou pretenda ter um domínio próprio na Internet (exemplo: curitibawebhost.com.br), é necessário que se tenha um servidor responsável, que responda por ele. Esse serviço chama-se hospedagem.

 O que são planos de revenda?

São planos onde você poderá hospedar ilimitados domínios (dentro do espaço e tráfego contratados). Esses planos são destinados a profissionais do ramo de informática e Internet ou pessoas que queiram ganhar dinheiro (tornando-se um provedor de hospedagem). Nessa modalidade, a pessoa pagará um valor fixo mensal e poderá revender nossos serviços pelo preço que desejar.

 O que são servidores dedicados?

São planos onde você terá um servidor a sua inteira disposição (você não irá compartilhar esse servidor com nenhum outro usuário, nele estará apenas os seus domínios e de seus clientes). Devido ao uso exclusivo, você terá liberdade total no gerenciamento desse servidor (incluindo acesso root).

 Qual o datacenter utilizado?

Nossos servidores estão hospedados no datacenter da Everyones e Savis, nos Estados Unidos.

 Quantos domínios poderei hospedar em meu plano?

Isso dependerá do plano contratado. Você deve checar a tabela de planos.

 Quais as formas de suporte oferecidas?

Você contará com nosso suporte via telefone, email ou MSN.

 O suporte funciona 24 horas por dia?

Nosso suporte funciona de Segunda a Sexta, das 8:30 as 18:00 horas. Para problemas em nossos servidores, mantemos a sua disposição um telefone de emergência que funciona, diariamente, 24 horas.

 O que é cPanel?

É o programa que utilizamos como painel de controle (em português). Através dele é possível criar contas de email, redirecionamentos de emails e acessos, criar regras anti-spam, gerenciar banco de dados, verificar as estatísticas do seu domínio, criar subdomínios, dentre outras funções.

 O que é WebHost Manager?

É o programa que utilizamos como painel de controle para nossas revendas e servidores dedicados (em inglês). Através dele é possível adicionar e remover domínios, suspender domínios (por falta de pagamento), verificar espaço e tráfego utilizado (por domínio), dentre outras funções.

 Qual o sistema operacional dos servidores?

Atualmente trabalhamos com servidores Linux Red Hat 7.3 e servidores Windows 2003 Web Edition.

 Como será a forma de pagamento do meu plano?

Mensalmente, alguns dias antes do vencimento da sua mensalidade, você receberá, em seu email, uma mensagem contendo instruções para a emissão do boleto bancário. Esse boleto deverá ser pago em qualquer banco até o vencimento.

 Quanto tempo leva para meu acesso ser liberado?

Após ser confirmado o pagamento do primeiro boleto (emitido após o preenchimento da solicitação do plano), seu acesso ao nosso servidor será liberado em até 12 horas.

 O que é DNS?

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. É uma base de dados hierárquica, distribuída para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa.

 Para que servem os servidores de DNS?

O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

 Quando ocorrem as publicações DNS?

As publicações de DNS ocorrem diariamente de 30 em 30 minutos. Somente alterações de DNS e novos registros efetuados até 10 minutos antes destes horários são publicados. No caso do registro de um novo domínio ele já estará visível na Internet após a próxima publicação. No caso da alteração de dados de um domínio, após a próxima publicação, o domínio passará por um período de transição de 24 horas. Durante este período mantenha os servidores DNS anteriores ainda configurados.

 O que é o protocolo IMAP?

IMAP – Internet Message Access Protocol, é um protocolo mais novo para serviço de e-mail e com diversas vantagens.

 

  • Através de seu programa leitor de e-mail (ex: Outlook, Netscape Messenger e Eudora) é possível conecta ao servidor utilizando o protocolo IMAP e sincroniza o leitor de email com o servidor, desta forma as mensagens que são lidas continuam arquivadas no servidor, ficando assim disponibilizadas através do uso do Webmail.
  • O protocolo IMAP permite criar, editar, renomear e remover pastas diretamente no servidor.
  • Você pode economizar tempo com IMAP, pois é possível baixar apenas os cabeçalhos das mensagens, desta maneira você pode escolher quais mensagens você quer baixar.
  • Através do webmail é possível acessar sua caixa postal de diferentes lugares com todas suas mensagens, lidas, respondidas, enviadas etc… Os e-mail são armazenados no servidor, portanto mesmo formatando a máquina os e-mails serão preservados.
  • O conceito de IMAP é ter as mensagens hospedadas no servidor, e disponibilizar o download apenas do que for realmente necessário. Mensagens indesejadas podem ser apagadas sem fazer download.

 

IMAP ou POP? Veja as Vantagens e desvantagens.

 

 Como publicar meu site no Google?

Preparamos uma página especial com dicas para publicar seu site no Google, veja aqui.